Inteligência artificial (IA ou AI em inglês) veio para ficar! IA aplicado no setor de Segurança e HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).

Mas afinal o que é Inteligência Artificial? Como aplicar? E os custos? Vamos descomplicar? Apesar de ser um assunto que vem sendo tratado de forma constante pelas Mídias é às vezes muito difícil de entender e visualizar sua aplicação.

Inteligência artificial, é a tecnologia que permite produzir comportamentos semelhantes aos humanos como é o caso a aprendizagem, o planejamento e a criatividade. A IA permite que sistemas analisem os dados coletados e tomem decisões de forma independente.

Inteligência Artificial no nosso dia a dia

A inteligência artificial, está presente em quase que todos os nossos movimentos diários. Por exemplo, quando você pesquisa por um produto e depois começa a receber propaganda de produtos semelhantes, isso acontece pela aplicação da IA nos processos de venda e pesquisa na Web. Os motores de busca são treinados a fornecer recomendações personalizadas às pessoas. Os assistentes virtuais, sistemas de traduções automáticas e os carros autónomos são outros exemplos de aplicações de IA.

Como aplicar no setor de Segurança e HSE?

A Inteligência Artificial pode vista em muitas tarefas relacionadas à segurança como detecção de pessoas pegando “carona”, identificação de objetos perigosos e até mesmo o reconhecimento facial.

Podemos dizer que IA pode substituir o esforço humano em tarefas que seriam difíceis para as pessoas realizarem de forma confiável, como por exemplo: aprender o comportamento de visitantes, funcionários e contratados; e identificar pessoas e monitorá-las de forma mais consistente do que os operadores.  Também permite a analise de dados precisos, sem a interferência humana, que permitem a tomada de decisões de forma segura.

As aplicações mais populares da IA no setor de segurança são: O reconhecimento facial, análise de vídeos, câmeras inteligentes, biometria e os RTLS (Localizadores de precisão em tempo real). O conceito de IA tem se difundido e novos sistemas com Inteligência Artificial, tem sido desenvolvido. Como, por exemplo, o uso de chatbot (programa que simula diálogos com os usuários) para Auto atendimento na recepção de visitantes.

Mapeamento de risco com base na Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma grande aliada para identificar e combater variadas situações de riscos. A ferramenta pode se aplicada por meio de sensores (RTLS) no crachá dos colaboradores, para identificar e combater acidentes/incidentes de trabalho e/ou garantir as aplicações das NR´s (Normas regulamentadoras). Um efeito imediato é que a ferramenta tem a capacidade analisar uma ampla quantidade de dados e trabalhar na prevenção de acidentes e da saúde do trabalhador, por exemplo.  

E os custos?

As soluções com Inteligência Artificial podem variar das mais simples, como um chatbot para agendamento de recepção a um grande projeto com câmeras inteligentes e RTLS, por exemplo. Independente do tamanho do projeto a solução é inteligente, e tem capacidade de gerar e analisar dados sem a interferência humana o que gera como resultados redução de custos e prevenções. Em um projeto bem feito a solução se paga com a redução dos custos. O importante é ter um bom consultor para auxiliar no desenvolvimento do projeto.

Nós da AGSInn, temos consultores especializados em IA a disposição da sua empresa! agsinn.com

Conheça também o SEMA nossa solução de RTLS e o TACTIO solução de autoatendimento para recepção.

Como Conhecer as soluções AGSinn?

Ver Mais Post

NR-33 Espaço Confinado

NR-33 sem dores de cabeça!

Como gerir as de medidas de segurança NR-33, de forma segura para os trabalhadores e para a empresa. A norma NR-33, publicada em 2006 determina

Read More »
De volta aos escritórios

De volta ao escritório? Os desafios das empresas para o retorno das operações presenciais.

Com o avanço do calendário de vacinação, o retorno aos escritórios se tornam cada vez mais próximos. O que podemos considerar ser um bom sinal para recuperação da economia. Para retornar à vida “normal”, as organizações devem tomar um conjunto de medidas de modo a garantir que o ambiente esteja seguro para receber os funcionários, quanto para tornar produtiva a volta ao ambiente presencial.

Read More »